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segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Nazareth Julho/Dezembro/1980..

 

Em Concerto
nº 229
apresentando
60'00"
Etiqueta Verde Estéreo/Mono
BBC TRAN: SERVIÇOS DE RIPTION
NAZARETH
Nazareth tem tocado sua marca individual de heavy metal escocês em todo o mundo há mais de dez anos. Seus álbuns, 'Razamanaz', 'Hair of the Dog', 'Loud 'n' Proud' e 'Expect No Mercy' foram vendidos em quantidades de ouro e platina e um de seus singles, 'Love Hurts', vendeu mais de quatro milhões de cópias.
O Nazareth formou-se nos anos 60 em Dunfermline, na costa leste da Escócia, construindo um grande número de seguidores ao norte da fronteira em uma época em que bandas como The Rolling Stones e The Yardbirds começavam a acontecer no sul da Inglaterra. A formação de Manny Charlton (guitarra), Dan McCafferty (vocal), Pete Agnew (baixo) e Darrell Sweet (bateria) está junta desde 1970. Ninguém jamais deixou a banda, mas recentemente eles adicionaram uma nova dimensão quando eles se juntaram ao colega escocês Zal Cleminson, ex-guitarrista principal da The Sensational Alex Harvey Band.
Nazareth são os nômades do mundo do rock; eles estão continuamente em turnê pela Europa, América e Canadá, onde tiveram um incrível total de quarenta e sete prêmios de ouro e platina.
O último álbum do Nazareth se chama 'Malice In Wonderland'; foi gravado sob a orientação de Jeff Baxter, famoso como produtor de Steely Dan e The Doobie Brothers e, apesar do sucesso de seu álbum no passado, 'Malice In Wonderland' deve estar entre os melhores que eles já fizeram.
Nazareth construiu sua reputação com a força de suas performances de palco de alta energia e eles ainda são essencialmente uma banda ao vivo. Esta apresentação IN CONCERT, gravada no Hammersmith Odeon em Londres, só pode aumentar sua já boa reputação.
CN 03595/S
ONE DISK Direitos: Mundial
Emitido sem 30/80
para detalhes do programa veja acima....
Nazareth
BBC In Concert
229
BBC Transcription Services–CN 3595/S
Vinil, LP, Transcrição
Reino Unido
A1 Razamanaz 4:18
A2 I Want To Do Everything For You
Escrito por-Joe Tex
4:45
A3 Showdown At The Border 3:58
A4 Beggar's Day
Escrito por-Nils Lofgren
3:33
A5 Heart's Grown Cold 5:35
A6 Big Boy 4:55
B1 Holiday 3:30
B2 This Flight Tonight
Escrito por-Joni Mitchell
4:00
B3 Hair Of The Dog 4:20
B4 Talking To One Of The Boys 4:40
B5 Expect No Mercy 3:36
B6 Broken Down Angel
21/Julho/1980
Nazareth
&
W.a.s.p
Heavy Metal
cartaz
Flyer
28/Setembro/1980
Wings Event Center
O Wings Event Center é uma arena multifuncional com 5.113 lugares localizada em Kalamazoo, Michigan. A arena, inaugurada em 1974, é a casa do Kalamazoo Wings, um time de hóquei no gelo da ECHL. 
Wings Stadium
Kalamazoo
Michigan
Nazareth
20/Outubro/1980
Revista
TEEN BEAT'S SUPER STARS
Nazareth.
Quando o grupo chegou aqui nos EUA recentemente para começar sua turnê, tivemos a chance de conversar com eles. Uma das histórias mais loucas que eles nos contaram foi sobre a época em que fizeram uma turnê na Iugoslávia. Nunca houve um show de rock naquele país antes de Nazareth aparecer lá. E para eles foi uma experiência que jamais esquecerão. Depois de terminar um show, eles voltaram para o camarim e descobriram que alguém havia roubado a jaqueta de couro de Darrell Sweet com todos os seus cartões de crédito e dinheiro no bolso. Então, naturalmente, eles chamaram a polícia local. Somente quando a polícia chegou, eles prenderam Darrell e o resto do grupo. Demorou muito, mas eles finalmente resolveram e explicaram que foram roubados e foram eles que chamaram a polícia. Darrell diz: "Foi algo que nunca vou esquecer". E isso foi apenas uma das coisas que aconteceram naquele país.
Nazareth tocou em muitos países ao redor do mundo, mas há apenas alguns que eles passaram. Uma foi a Guatemala. "Fomos ao número um na Guatemala", diz Dan McCafferty, "e nosso empresário não parava de dizer. Olha agora você tem que ir lá para apoiar o recorde. o rejeitou."
Agora, eles estão aqui em turnê para divulgar seu último álbum, The Fool Circle. Como todos os seus álbuns anteriores, cada um é muito especial e tem um significado especial. Eles chamaram este de The Fool Circle porque muita coisa estava acontecendo na época. Diz Dan McCafferty, nesse ritmo provavelmente voltaremos com os golfinhos no mar - exceto que também poluíremos o mar. E vamos bater na terra com tanta força que o Pólo Norte acabará ao lado do Pólo Sul desta vez. Não vai sobrar nada. A América tem as armas, os árabes têm o petróleo, os russos têm o know-how e a vontade,
e tudo o que podemos fazer é escrever uma música sobre isso."
Nazareth é realmente uma banda única. Dan McCafferty, Pete Agnew, Darrell Sweet e Manny Charlton começaram o Nazareth há 11 anos e não se separaram, brigaram ou se separaram durante esse tempo, e não pretendem. Eles têm um ótimo senso de humor e falar com eles é uma experiência. Por causa de suas viagens. eles têm tantas histórias fantásticas para contar, mas acima de tudo, eles são uma banda que se importa. Suas músicas vão te dizer isso. Talvez seja por isso que tantos fãs em todo o mundo se preocupam com eles.
Escócia
Dan McCafferty
Pete Agnew
Manny Charlton
Darrell Sweet
01/Novembro/1980
Craigflower House Hotel 
em
Torryburn Dunfermline
Antes de ser um hotel este lugar também
foi uma escola particular
Craigflower House Hotel
Torryburn
Dunfermline
Escada do
Craigflower House Hotel
Escócia
Nazareth
01/Novembro/1980
O hotel agora é casas.
A&M Promo
Dan:
Nossa primeira varredura de piada política. Na minha opinião, funcionou. Deus abençoe esta Terra e abençoe o "cara limpo" John Locke!
The Fool Circle é o duodécimo álbum de estúdio da
banda escocesa Nazareth
Gravado no
AIR Studios
em
22/Novembro/1980
e lançado primeiramente no final de 1980
"Cocaine" foi um cover ao vivo da música escrita por
J. J. Cale e gravada em 1977 por Eric Clapton
Existem edições remasterizadas do álbum com
diferentes conjuntos de faixas bônus
Porque, em 1997, o Castle Communications não estava disposto a
produzir um conjunto de 2 CD do álbum duplo 'Snaz
quatro faixas foram removidas para que uma versão remasterizada
pudesse ser lançada em um único CD
Rob Corich, que estava fazendo o remasterização
incluiu essas músicas aqui como faixas extras para corrigir isso
The Fool Circle é notável por um som reggae em muitas das músicas
Em uma entrevista, o baixista Pete Agnew comentou:
"Fool Circle" foi o mais próximo que chegamos a
fazer um álbum conceitual, tentando injetar um pouco de
humor em um assunto bastante pesado
Penso que o registro na ilha de Montserrat poderia
explicar um pequeno pedaço de reggae que atravessa"
Nazareth
The Fool Circle
Etiqueta 
A & M Records-SP-4844
Formato
Vinil, LP, Álbum
País
EU
Lançado
1980
Fabricado por
A & M Records, Inc.
Comercializado por
A & M Records, Inc.
Pressionado por
Columbia Records Pressing Plant
Terre Haute
Gravado em
AIR Studios, Montserrat
Gravado em
Wendler Arena
Mixed em
AIR Studios, Montserrat
Masterizado no
The Town House

Coordenador [Produção]:

Carolita Daley

Direito autoral fonográfico:

Fool Circle Management Ltd.

Direito autoral:
Fool Circle Management Ltd.

Publicado por:

Panache Music, Inc.

Publicado por:

Ciroride Limited

Publicado por:

Stickrope Ltd.

Publicado por:

Cokekarn Ltd.

Publicado por:

Garthward Limited

Publicado pela Skyhill Publishing Co. , Inc.
Nazareth
The Fool Circle
Poster
Elektra Records
Gravadora
A&M 
1980 
Nazareth
Dressed To Kill
(Agnew, McCafferty)
Nazareth
Another Year
(Charlton)
Nazareth
Moonlight Eyes
(McCafferty)
(Dan McCafferty escreveu Moonlight Eyes para o seu primeiro filho Derek.)
Ann Sweet
Roni Ramos Amorim como você se envolveu com Nazareth?
Roni Ramos Amorim
Ann Sweet
como a maioria dos fãs...ouvi uma música que veio da casa de um vizinho que morava do outro lado da rua!
Foi Moonligh Eyes!
E no outro dia (porque já era fim de tarde) fui saber quem cantava aquela linda canção.
E como não poderia ser diferente... acabei gostando de todos os discos!
🥰
Ann Sweet
Roni Ramos Amorim bem, você certamente é um verdadeiro fã, você sabe muito sobre eles, adoramos ler todas as informações que você coloca no FB, é tão interessante, durma bem, meu amigo xx
Billy Rankin
Fato interessante Roni. Dan escreveu isso em um teclado de madeira que chamamos de Cítara e era sobre seu filho Derek. 👍😜⛺️
Roni Ramos Amorim
Muito obrigado amigo Billy!
🤘🏻🇧🇷🤘🏻
Billy Rankin
Sem problemas, Roni. Dan sempre o tinha com ele porque ele não sabia tocar nenhum instrumento. Era muito divertido quando estávamos bêbados! 😜❤️
Roni Ramos Amorim
Billy...ah...só pra você saber...foi a primeira música do Naz que eu ouvi...eu ouvi quando um vizinho que morava do outro lado da rua colocou as "caixas de som" dele do lado de fora da casa dele...e eu fiquei sentado no muro da casa onde eu morava,gostei tanto que fui procurar pra ver quem cantava...depois que eu descobri,comecei a curtir uma atrás da outra,e é assim que eu sou hoje...um "fã de carteirinha"😜🇧🇷
Nazareth
Pop The Silo
(Agnew, McCafferty)
Nazareth
Let Me Be Your Leader
(Charlton)
Teclados, Chimes [Água]:
John Locke
    Novo tecladista. João americano. Locke, membro fundador da banda Spirit, cujo material Naz costumava tocar no circuito de pubs escoceses. Locke acrescentou teclados ao Fool Circle em Montserrat, nas Índias Ocidentais, e a banda amou tanto suas contribuições que o persuadiram a sair da "semi-aposentadoria" para se juntar a eles.
"Ele é o nosso Intérprete Yank falante, para quem não consegue nos entender, que também dobra nos teclados." brinca Agnew, "Ele nos mostrou todo um lado da América que nunca conhecíamos antes. Então agora temos esse americano cativo - é como ter você conosco. Ele abriu novos caminhos para nós e também é um jogador incrível."
"Eu não sabia o quão bom ele era. Porque você o ouve todas as noites", acrescenta McCafferty, "mas até voltar e ouvi-lo nas fitas do álbum, não percebi que o cara é simplesmente incrível. !"
"E ele se encaixa muito bem conosco, e ele é um ótimo rapaz." Pete diz. "E ele não toca teclado como tal - ele toca piano. 
Nazareth
Let Me Be Your Leader
Vídeo Clip
Nazareth 
We Are The People
(Agnew, McCafferty)
 
Nazareth
Every Young Man's Dream
(Sweet)
Nazareth
Little Part Of You
(Charlton)

Nazareth
Cocaine
(J. J. Cale)
Cocaine "Live Version"
gravado em
Wendler Arena Saginaw, Michigan
em
25/Maio/1980
Guitarra de 12 cordas [acústica]:
Zal Cleminson
"Cocaine "
foi um cover ao vivo da canção escrita por
J. J. Cale
e gravada em 1977 por
Eric Clapton
Nazareth
Victoria
(Sweet)
Guitarra de Doze Cordas
[Acoustic]:
Zal Cleminson
AIR Studios
A arte do álbum The Fool Circle, foi elaborada pelo artista
Alan Schmidt (Design da capa) e as falésias de Moher na Irlanda serviram de
inspiração para a capa deste álbum do
Nazareth The Fool Circle
Membros da banda
Dan McCafferty
Vocals
Manny Charlton
Guitarras
Charlton
(Faixas: A2, A5, B3)
Pete Agnew
Baixo, vocais
Agnew
(Faixas:A2, B5)
Bateria , Percussão
Darrell Sweet

Engenheiro
[Assistente]
Editado por:

Anthony George
Músicos adicionais:
Violão de 12 cordas
em
"Cocaine":
Zal Cleminson
Teclados
John Locke
Fotografia
Hannes Schimid
Produtor
Jeffrey Baxter
(Faixas:A1 a B3, B5)
Sintetizador, vocoder
Jeff Baxter
Produtor
[Assistente]:
Steve Jackson
Gravado e mixado no
Air Studios:
Engenheiro de som
Geoff Emerick
Desenho de manga
Alan Schmidt
e
Pat Carroll
Ilustração Chris Moore
Pete Agnew
"Fool Circle" é um dos melhores álbuns que você já fez, com todos esses grandes números de reggae. Como surgiu essa mudança de direção?
"Fool Circle" foi o mais próximo que chegamos a fazer um álbum conceitual, tentando injetar um pouco de humor em um assunto bastante pesado. Eu acho que o fato de gravá-lo na ilha de Monserrat pode explicar um pequeno pedaço de reggae que atravessa.
'THE FOOL CIRCLE' foi o décimo terceiro álbum do Nazareth, incluindo o LP 'Greatest Hits'. Foi um tipo de álbum incomum para a banda gravar, quase correndo o risco de se tornar um álbum conceitual sobre o dia do juízo final e os (então) problemas atuais da Guerra Fria. Muitas das canções focaram nesses tópicos e foi um álbum difícil para alguns fãs se relacionarem.
O álbum foi gravado na ilha de Montserrat, o que é uma coincidência irônica quando você considera que dezessete anos depois do Nazareth profetizar desgraça, tristeza e explosões em abundância (embora nucleares), a ilha recentemente encontrou seus próprios eventos infelizes e explosivos. Metade de Montserrat literalmente explodiu em uma série de violentas explosões vulcânicas. Infelizmente, os estúdios que tantas vezes eram utilizados pelos artistas para as suas férias ao sol já não existem, estando soterrados por mais de duzentas mil toneladas de cinzas vulcânicas.
Felizmente, 'The Fool Circle' não foi profético de nenhuma outra forma (pelo menos até 7 de outubro de 2001 - o dia em que o bombardeio do Afeganistão começou). Ouça algumas das músicas e elas são realmente arrepiantes se você substituir o cenário da Guerra Fria por um cenário de terrorismo global.
'The Fool Circle' foi definitivamente estranho para Nazareth. Os dois últimos discos, 'No Mean City' e 'Malice In Wonderland' apresentavam um membro adicional no caminho de Zal Cleminson, ex-integrante da experiente 'Sensational Alex Harvey Band'. Cleminson havia saído recentemente e foi substituído por mais dois membros, Billy Rankin na guitarra adicional e John Locke nos teclados, elevando o total da banda para seis. A ideia era preencher o som substancialmente em um ambiente ao vivo e tornar a vida na estrada muito mais fácil. Pergunte a alguns membros (e um ex-membro) hoje e eles dirão que as adições à formação alcançaram exatamente o oposto.
'Snaz', o álbum ao vivo que se seguiu a 'The Fool Circle', foi um bom lançamento apresentando esses novos músicos, mas são as gravações que existem da banda tocando ao vivo alguns anos antes que provavelmente são mais verdadeiras (e para ser justo, muito melhor) representação do trabalho ao vivo da banda. Os membros adicionais funcionaram, mas muitas vezes ainda é um tópico de debate entre fãs e membros da banda se foi benéfico a longo prazo. Ironicamente, a banda voltaria mais tarde para um grupo de quatro e depois para cinco.
De todos os álbuns que o Nazareth lançou, é 'The Fool Circle' que é menos como um álbum 'verdadeiro' do Nazareth na visão da maioria dos fãs. No entanto, foi um álbum importante. Como Manny Charlton disse em 1988 "Foi um ponto de virada para toda a banda".
Como 'Malice In Wonderland', 'The Fool Circle' foi produzido por Jeff 'Skunk' Baxter, ex-Doobie Brothers e Steely Dan. O trabalho dos engenheiros coube a ninguém menos que Geoff Emerick, da fama dos Beatles.
O lançamento original em vinil de 'The Fool Circle' continha nove novas faixas de estúdio e uma ao vivo: a infame 'Cocaine' (a versão do Nazareth tendo um pouco mais de emoção do que a original). Curiosamente, foi Zal Cleminson quem tocou violão nesta versão ao vivo.
Adicionamos várias edições inéditas de singles e versões ao vivo de algumas faixas do álbum a este lançamento.
Embora The Fool Circle possa não ser tão representativo do Nazareth 'real' para muitos dos fãs hardcore, na verdade ele sobreviveu ao teste do tempo surpreendentemente bem. Ao contrário do estúdio em que foi gravado.
Poster  Promocional
Nazareth
The  Fool  Circle
Poster  Promocional
Nazareth
The  Fool  Circle
Billy, bom dia, o álbum The Fool Circle foi lançado em 1980?
Ou em fevereiro de 1981, como publicado em alguns sites?
Oi, Roni, honestamente não consigo lembrar quando foi lançado. Eu entrei na banda em torno de outubro de 1980 e ensaiou músicas do álbum Fool Circle e tive minha própria cópia disso, mas talvez ainda não tenha sido lançado? Desculpe, não posso ajudar.
Billy, então podemos dizer que o álbum The Fool Circle não foi lançado antes de outubro de 1980!
Sim, acho que podemos dizer isso.
April Wine
Os primeiros meses de 1980 viu abril touring Wine como ato de abertura do Nazareth em todo os Estados Unidos. Na cidade após os promotores da cidade comentou sobre o emparelhamento poderosa das bandas. A maioria achava que o show seria um sorteio melhor se April Wine manchete. O tempo tinha finalmente chegado do Vinho de abril para tomar o faturamento superior fora do Canadá. Uma década de trabalho duro tinha finalmente valeu a pena.
Roni Ramos Amorim
Pete, você se lembra do primeiro show do Naz que você foi?
Quero dizer... em que ano você foi?
Pete Gallagher
Uau perdi 2 shows em 1976 primeiro foi Hammersmith odeon 1980s 2 em 85 último Manchester e em algum lugar ao longo da linha ajudei a iniciar o fã-clube Naz baseado em Chislehurst Kent antes da Internet explodir.
Pete Gallagher
Exatamente Roni menino Espero que você esteja bem
Pete Gallagher
Roni vá ao google maps e procure no Queens head pub Chislehurst high street que é onde os meninos costumavam beber nosso escritório ficava um pouco do outro lado da estrada
Pete Gallagher
Eu gostaria de ter algum material de lá Roni Ramos Amorim tudo que eu lembro que eu fiz uma palavra cruzada enorme com todos os álbuns e faixas para os fãs e algumas outras coisas e a apenas cinco minutos de distância havia um pub onde os garotos saíam mas eu Acho que os garotos tiveram alguns problemas porque o empresário não tem certeza de seu nome agora, mas o cara que dirigia o escritório era Tim. Eu também segurava a camisa branca do Manny, pois eles mantinham alguns equipamentos de palco lá.
The Queen'S Head
À primeira vista, tudo sobre o Queen's Head apenas grita 'cadeia de pub'.
Da decoração arrumada e homogeneizada ao menu produzido em massa de pub grub para agradar ao público e a sequência de pop no meio da estrada tocando no aparelho de som, não há quase nada individual.
No entanto, alguns pequenos toques e personalidades inteligentes dão a este pub Ember Inns algum caráter e é exatamente o local de médio alcance e convenientemente localizado que a maioria de nós visitaria alegremente para uma noite fora ou uma refeição farta.
Camiseta
The Fool Circle
Tour
Camiseta
The Fool Circle
Tour
GRAND HALL
GUILD HALL PRESTON
GRAND HALL
GUILD HALL
PRESTON
Nazareth
23/Novembro/1980
Diário do Billy
Billy Rankin
Vou contar muito com as anotações do diário porque, para ser honesto, esse foi um período de grande reviravolta. Em primeiro lugar, Mary e eu certamente estávamos crescendo rápido demais com o nascimento de nosso primeiro filho no início de setembro e em novembro entrei para uma banda de clube local, Easy Feeling, para obter uma injeção muito necessária de shows ao vivo. Então, em 26 de novembro de 1980, Colin Robertson, da Delta, ligou:
“A montanha está fodida.”
"Sim, eu ouvi."
“Zal saiu do Nazareth.”
“Nenhuma mudança então. Não posso culpá-lo.”
“Eles precisam de um substituto, uma grande turnê nos EUA chegando.”
“Quem está fazendo isso?”
“Não sei, mas Eddie Tobin sugeriu você.”
"O que? Por quê? Sugerido para quem?”
“Pete Agnew, baixista. Ele perguntou a Eddie se ele conhecia alguém, então Eddie disse a ele que você tocou com Zal e que você era um cara legal. Ele está interessado, ele tem o seu número, ele pode ligar para você.
“E o nosso contrato?”
"No início, rapaz, vamos resolver algo se você quiser fazer isso."
Depois de uma breve discussão com Mary e nosso filho de 2 meses, eu queria muito fazer isso.
Pete ligou no dia seguinte e nos demos bem imediatamente. Conversamos sobre música, família, guitarras e preços de combustível que estavam subindo pelo teto na época. Nossa conversa terminou com a citação infame do Pete: “Bem, a menos que você seja um completo idiota, considere-se contratado”, ou algo parecido. Manny também ligou, mas ele era muito mais, “Vamos ver como vai”, então liguei para Eddie para saber sua opinião sobre a situação. “ O que você precisa entender é,” ele disse, “Nazareth é a banda do Pete. Se ele disser que você está dentro, então você está dentro.”
Este acabou por ser o caso, ainda é.
Billy Rankin
Em 5 de dezembro de 1980 , Manny Charlton dirigia um BMW 3.0CSL e Darrell Sweet ficou ao volante de sua Ferrari 'Ferrari Red'. Pete Agnew girou a chave de sua propriedade Ford Granada e, sem dúvida, começou pela primeira vez. Eu possuía um
Vauxhall Viva,
comprado para mim pela Delta Records, para substituir meu temperamental Mini 850 alguns anos atrás. Era uma merda, todos os Vivas eram. Neste dia, no entanto, foi particularmente problemático. Tudo o que eu tinha que fazer, de acordo com meu tio mais novo, Pete Agnew, era aparecer e não ser um idiota total. Aparecer estava provando ser o problema. Uma ligação rápida para Eddie na noite anterior:
“O carro não pega!”
“Isso porque é um Viva. O que há de errado?"
“Eu borrifei a tampa do distribuidor com 'Start You Bastard' e até estacionei ladeira acima para tentar bater, mas, foda-se, Eddie, é uma merda!”
"Use o meu", ele suspirou.
Por 'meu' ele queria dizer o mesmo Ford Consul em que ele me levou para Londres, quase dois anos desde o dia em que me juntei a Zal. Se a polícia de Fife tivesse parado e me revistado naquele dia, eles teriam encontrado uma Gibson 335 de 1959 e armas suficientes para acabar com uma gangue da tríade de Glasgow. Graças ao Eddie, consegui passar pelos ensaios/audição/primeiro contato com Nazareth e correu bem.
Há mais uma coisa sobre Nazareth que quero perguntar. Billy Rankin substituiu você depois que você deixou a banda.
Zal Cleminson: Billy. O bebê Billy Rankin. Yeah, yeah. Sim, ele era um músico adorável e um bom escritor.
Ele já havia tocado com você na Zal Band, então você o recomendou para o Nazareth?
Zal Cleminson: Eu poderia? Não me lembro de tê-lo recomendado, mas sim. Alguém provavelmente fez. Sim. Ele parecia gostar de ser o próximo na fila [risos]. Ele era um substituto sentado no banco, esperando ser chamado. Tire seu agasalho, Billy. Você é o próximo.
Quantos anos tinha Billy quando tocou com a Zal Band?
Zal Cleminson: Ele tinha apenas 17 anos. Ele ainda usava fraldas. Ele ainda estava usando fraldas, como os americanos chamam [risos], e estava totalmente em estado de choque por estar envolvido no negócio do Nazareth. Ele estava tipo, "O que diabos aconteceu comigo?" e ele teve que continuar e tocar. Mas ele era talentoso. Ele é um músico talentoso.
Music Week
06/Dezembro/1980
New Musical Express
Reino Unido
Nazareth
13/Dezembro/1980
Sunds
Nazareth
13/Dezembro/1980
BBC rock hour, o mesmo que o show da BBC nº 229 (1980), mas este Lp foi feito para estações de rádio dos EUA.
Roni Ramos Amorim
Pål
Isso é o mesmo?
Pål H Lund
Eu acho que sim
Keith Fitzgerald
Roni Ramos Amorim sim mesmo show Roni
Keith Fitzgerald
Roni Ramos Amorim bits extras adicionados ao EP, ou seja, batida de bateria
 Compacto
Duplo
Nazareth
Live
1980
Etiqueta
NEMS-BSD 1, NEMS-BSD 2
Formato 
2 × Vinil , 7 "
45 RPM
Single
Gatefold
País
Reino Unido
Lançado
1980

 Hearts Grown Cold
Escrita por
Z. Cleminson
B Razamanaz
Escrita por
McCafferty, Sweet, Charlton, Agnew
C Hair Of The Dog
 Escrita por
McCafferty, Sweet, Charlton, Agnew
D Talkin' To One Of The Boys
Escrita por
McCafferty, Agnew, Cleminson
Compacto
Duplo
Nazareth
Live
1980
Etiqueta
NEMS-BSD 1, NEMS-BSD 2
Formato
2 × Vinil 7 "
45 RPM
Single
Gatefold
País
Reino Unido
Lançado
1980
Nazareth
Live
1980
Boton
O Gateway Theatre
(construído como o New Edinburgh Veterinary College)
 era um edifício listado como Grade C em Edimburgo, Escócia, situado na Elm Row, no topo da Leith Walk.
Em sua encarnação pública final, era um dos três locais que compunham o campus da Universidade Queen Margaret e era a última parte dessa universidade dentro dos limites da cidade de Edimburgo. Foi comprado pela universidade em 1988 e convertido novamente em teatro para a expansão da escola de teatro do conservatório e dos cursos de artes cênicas que oferecia.
O site agora é um bloco de alojamento para estudantes, avaliado em 8 milhões de libras.
Billy Rankin
O programa de TV de 17 de dezembro correu bem, embora, como a maioria das minhas primeiras apresentações, eu não consiga assistir agora. O conselho de Eddie Tobin, dois anos antes, de 'dar cargas' foi seguido e só posso agradecer a Pete por não ter levantado a cláusula 'Utter Twat' do nosso acordo verbal, porque eu certamente cumpri com isso naquela noite. Em minha defesa, eu era jovem, ansioso para agradar e um idiota total, mas isso seria bem e verdadeiramente nocauteado em breve.
Eu estava prestes a descobrir o que era um show de verdade.
1 DVD-video e 1 Compact Disc
DVD gravado pela TV escocesa no
ateway Teatro Edinburgh
17/Dezembro/1980
CD Gravado por Radio Clyde no
Glasgow Apollo
20/Setembro/1981
Billy Rankin
Jim White com Doug Banker e Pete Agnew
“Se todos os gestores são tubarões, eu quero um Great White .” (John Lennon, 1969)
A figura parecida com Tubarão a que a outra metade de Yoko se referia era Allen Klein. Um empresário com uma reputação terrível que representou Sam Cooke, The Dave Clark Five, The Rolling Stones e um pequeno grupo de batidas conhecido como The Beatles. Não tínhamos um Great White.
Tínhamos um Jim White.
Um motorista de limusine contratado pela Mountain Management que estendeu sua posição para ser responsável por todo o transporte relacionado a equipamentos/artistas. Após a falência de Mountain, ele aparentemente, sozinho, evitou que as casas, carros, barcos e filhos de Dan, Pete, Manny e Darrell fossem vendidos para pagar os liquidatários. Assim como Allen Klein, Jim White fez isso formando empresas nas quais detinha não uma participação importante, mas influente, no controle de todos os aspectos dos negócios de seus clientes. Mick e Keith, John e Paul, Dave Clark (e os outros quatro), até mesmo Sam Cooke, inicialmente se sentiram gratos e depois odiosos, à medida que anos de construção de uma reputação desabaram em anos de tempestades legais.Meu primeiro encontro com Jimbo foi logo após o término da Zal Band. Fui reunido com Chris e Ted para trabalhar em algumas de minhas músicas na garagem de Chris. Um telefonema do motorista da limusine de Mountain me informou que eles estavam fazendo um inventário e que eu deveria ter todo o meu equipamento musical recolhido em minha casa para ser, bem, inventariado.
“Isso inclui meu Gibson 335, amplificador Marshall 50W, gabinete 4×12 e imitador WEM?”
“Não, Bill. Apenas as coisas da montanha. Faixa TEAC 4, guitarra Ovation Breadwinner e Mini Moog de Hugh.”
“Mini Moog está fodido. Garrafas de vodca em miniatura estragaram o interior.”
"Merda! Precisamos disso para Crazy Cat.” (Crazy Cat foi uma contratação recente da Mountain.) Essa resposta descuidada foi retransmitida uma hora depois por mim para Chris e Ted, disparando o alarme.
“Ele é um Gonk!” concluiu Chris. “Estamos sendo descartados e eles estão recuperando nossas coisas.”
Ele estava certo.
Jim White não era bom em diplomacia, mas também era burro demais para não revelar os fatos. Naquele dia, nosso ensaio na garagem de Chris foi encurtado enquanto meus companheiros de banda guardavam apressadamente as ferramentas de seu ofício antes que a limusine chegasse para buscá-las. Isso era típico do que estava por vir e eu deveria ter visto Jim White como ele era. Ele não era Allen Klein. Ele era Adolf Hitler. Agora, pelo que sei, ele não era um idiota assassino em massa, mas, como o Führer do Terceiro Reich, parece ter seguido um caminho semelhante. Ou seja, assumir o controle total de coisas que ele não tinha conhecimento real de controlar e, em última análise, levar consigo tudo e todos sob seu controle.No meu caso, a versão de Mein Kampf de White era simples e envolvia o que foi chamado de Acordo de Produção. Isto já tinha sido feito antes e, tal como a tentativa de Napoleão de tomar a Rússia durante o Inverno de 1812 e os nazis em 1941, fracassaria, tragicamente para todos os envolvidos. (Aviso. Se esta descrição for suficiente para você, caro leitor, sinta-se à vontade para pular a seção inteira a seguir, porque o que está por vir está prestes a se tornar enfadonhamente detalhado e muito, muito pessoal.) Como um último e verdadeiramente alucinante exemplo de a conexão com Hitler que fizemos aqui, isso realmente aconteceu.
Quando foi promovido de motorista de limusine a gerente de transporte em Mountain, Jim White sugeriu comprar uma limusine para transportar sua banda principal de e para o aeroporto de Heathrow. Todos saudaram tudo como um plano brilhante que, devido às cobranças exorbitantes da empresa para a qual ele trabalhava anteriormente, significou uma séria redução de custos para a Mountain Records. Uma limusine confiável foi conseguida e tudo estava ótimo… até: “ Ei pessoal. Por que não arranjamos uma matrícula privada para o carro? Dessa forma, a banda não terá que procurar por ele em todo o setor de limusines do aeroporto, especialmente depois de um longo voo transatlântico.” Novamente, esta foi uma indicação clara das habilidades de liderança do homem… até: “ Olá pessoal. Encontrei o prato perfeito e é surpreendentemente barato.”Prepara-te. Isso não é brincadeira. A placa particular que Jim White encontrou era:
NAZ1
“Você suga meu sangue como uma sanguessuga, você infringe a lei e prega, ferra meu cérebro até doer. Você pegou todo o meu dinheiro e quer mais . (Rainha: Morte em Duas Pernas, 1975)
À primeira vista, Jim White deveria ter sido aclamado como um cara legal. Ele tirou Nazareth do colapso potencialmente fatal da Mountain Records, libertou-me do meu contrato potencialmente quebradiço com a Delta Records, conseguiu-me um contrato a solo com a A&M Records e um contrato de composição com Almo Irving, o seu braço editorial. Infelizmente, tudo isso teve um custo terrível para Naz e para mim, porque Jimbo só fazia coisas para você quando o segurava pelas bolas. No caso de Nazareth, ele formou a Fool Circle Management e a Fool Circle Music, ambas com as quais ele era MD e todos nós tivemos que assinar. Isso me valeu a pena receber royalties do 2XS e do Sound Elixir nos anos seguintes. Eu ainda não sei. Depois ele formou a I-Rate Management e a Money For Music, da qual me contratou para a A&M etc. Durante uma de minhas últimas visitas aos seus escritórios em Kent, Notei caixas de álbuns. Olhando mais de perto, descobri que eram novas cópias de todos os álbuns do Nazareth e de todo o catálogo anterior do SAHB, todos carimbados com o nome Sahara Records.
“Sim”, disse Jim quando eu insisti mais.
“Essa é minha nova gravadora, Bill. Eu possuo a produção da Mountain.”
“Dan, Pete, Manny, Darrell, Zal, Chris, Ted, Hugh e a viúva de Alex, Trudi, não têm nada a dizer sobre isso?”
No final das contas, eles o fizeram, e uma série de processos judiciais feios e caros se seguiram, com todos perdendo.
Todos.
Seus métodos destrutivos já haviam se estendido à minha carreira solo, o que merece mais explicações. Apesar de Growing Up Too Fast ser um álbum de estreia de sucesso com um single de sucesso e uma continuação, Crankin', in the can, A&M me deixou cair como a proverbial batata quente. Por que? Bem, primeiro temos que entender as pessoas importantes no mundo da música e por que elas SÃO pessoas importantes no mundo da música. Eles não devem ser fodidos. Jim White não pareceu perceber isso e as consequências afetaram a todos nós, embora ele tenha conseguido culpar as pessoas importantes no mundo da música e nós, pelo menos eu, acreditamos nele. Então eu
não fiz.
BMW 635 na casa de Dalgety Bay, 1984
Quando Meat Loaf gravou Burning Down, Almo Irving e sua contraparte britânica, Warner Chappell Music, ficaram em êxtase, assim como eu. Jim tentou me forçar a assinar outro contrato de produção, o que significaria que ele detinha todos os direitos e royalties futuros de a música e conseguiu um grande avanço no negócio. Quando tentei negociar diretamente com os amigos que fiz nas empresas envolvidas, ele os proibiu legalmente de falar comigo. O mesmo aconteceu com Jordan Harris e outros da A&M quando finalmente percebi o dano que White havia causado a Nazareth e a mim. A gota d'água para mim foi quando olhei pela janela da minha luxuosa casa em Dalgety Bay e olhei para meu luxuoso BMW 635 na garagem, e isso me atingiu. A menos que eu capitulasse e assinasse seus novos contratos, não poderia me dar ao luxo de ir ao supermercado, muito menos viver esta vida de luxo, como Ray Davies disse uma vez. Fiz o telefonema:
“Acabou, Jim. Eu desisto."
“Você não pode desistir. Eu possuo você .
“Tchau, Jim .” Ele não poderia deixar isso acontecer sem uma tentativa de chantagem de última hora.
“Como Mary se sente sobre isso, Bill?”
“Mary concorda comigo, Jim. Já é suficiente."
"Ah ok. Ela sabe que você usa cocaína?
Antes de terminarmos esta seção, deixe-me contar a vocês sobre Charlie Minor. Na verdade, deixe-me primeiro informá-lo sobre seu patrimônio líquido em 2018. US$ 18 milhões. Não que ele seja capaz de aproveitar isso, veja bem. Para citar Net Worth Post: “Charlie Minor era um importante executivo da A&M conhecido como Party Animal por suas festas de Rock and Roll, que incluíam dezenas de mulheres de biquíni e celebridades em sua casa de praia em Malibu. Ele foi assassinado naquela mesma casa de praia em Malibu por sua ex-namorada no dia 15 de maio .1997.” Meu amigo, Charlie, estava entre os convidados do restaurante Le Dome, em Los Angeles, em julho de 1984, quando a A&M deu uma grande festa em minha homenagem, após a turnê americana de Growing Up Too Fast. Meus colegas de banda e equipe, amigos da A&M, o produtor John Ryan e sua esposa Diana, inúmeras mulheres e celebridades de biquíni e Jim White estavam presentes. Foi uma festa divertida até que algo começou no estacionamento. Todos nós corremos para testemunhar Charlie e Jimbo derrubando cinco tons de merda um no outro por cima do capô do Bentley de White. Enquanto eu corria para acabar com a carnificina, ou pelo menos oferecer incentivo a quem quer que estivesse ganhando, Charlie ergueu os olhos do golpe e exclamou: “Rankin! Você terminou com este rótulo! Ele estava errado, é claro.
Graças a Jim White, terminei todas as gravadoras.
Nuno Bettencourt com Charlie Minor 
Diário de Billy
Terça Feira
16/Dezembro/1980
Nazareth
Naza Live
Gateway Theatre
Edinburgh
[+ bonus cd] 
17/Dezembro/1980

Nazareth
Naza Live
Gateway Theatre
Edinburgh
17/Dezembro/1980

Nazareth
Naza Live
Gateway Theatre
Edinburgh
17/Dezembro/1980
Duração
26 min. 04 seg.
Direção
TV escocesa
Elenco
Dan McCafferty
Manny Charlton
Pete Agnew
Billy Rankin
Darrell Sweet
John Locke
Naza Live
DVD
Gateway Theatre
Edinburgh
17/Dezembro/1980
Naza Live
DVD
Gateway Theatre
Edinburgh
I Want to Do Everything for You
Naza Live
DVD
Gateway Theatre
Edinburgh
Cocaine
Naza Live
DVD
Gateway Theatre
Edinburgh
Big Boy

Naza Live
DVD
Gateway Theatre
Edinburgh
Hearts Grown Cold
O CD traz uma apresentação completa no
Teatro Apollo em Glasgow em 81
As 5 primeiras faixas do CD são inéditas e
as restantes parece que ja sairam em
outro cd lançado pela River Records UK

Aqui esta o CD river sessions
que teve músicas relançadas no
DVD Naza ` live
É um show de qualidade muito boa
gravado por Rádio
O CD Back to the Trenches no seu
CD 02 traz 4 faixas de Glasgow
Old Craigflower School, Low Casueway
Uma mansão baronial escocesa situada em um terreno bem cuidado na extremidade leste de Torryburn. Já foi um internato preparatório para meninos. O Diretório Paroquial de Fife e Kinross de 1861 afirma que "Além da Escola Paroquial, que se encontra em Torryburn, existe, na mesma aldeia, uma Escola patrocinada pela família de Craigflower". 
Billy Rankin
Foi aqui que ensaiamos quando me juntei a Naz.  Tínhamos acesso total a todo o edifício, incluindo o bar 😜
 Roni Ramos Amorim porque não saiu nas fotos amigo?
 Foi depois que The Fool foi lançado?
Billy Rankin
Nessa época Roni sim. Nós
ensaiamos para a turnê Fool Circle US lá👍🏻

Nazareth
Fool Circle Tour
1980
Russell Vaughan Classic Photography
Nazareth
1989 Castle UK
1980-Malice In Wonderland
Nazareth
1989 Castle
UK
1980 Malice In Wonderland
Nazareth
Malice in Wonderland 2002
[30th Anniversary Edition]
Nazareth
Malice in Wonderland 2002
[30th Anniversary Edition]
Nazareth
Malice in Wonderland 2002
[30th Anniversary Edition]
Dan McCafferty (Nazareth)
EXILED
LP
UK
RCA
1980
ALBUM TITLE:
Mitchell/Coe Mysteries EXILED
Vários artistas
1980
RCA
Londres
Tracklist:
LOST IN THE STARS:SVOLTA
CHILDREN OF THE UNIVERSE:
THE SEIKO BROTHERS
HOLD ON TO LOVE:
LESLEY DUNCAN
INNER CONFLICT:
Instrumental
SOMETHING INSIDE US IS DYING:TERRY CASSIDY
DREAMING:
DAN MCCAFFERTY
TIME DANCE:
STEVE COE/BOB MITCHELL
SHIPS IN THE NIGHT:
FRANCIS ROSSI/BERNI FROST
RETURN TO THE STARS:
SVOLTA
MILES AWAY:
COLIN BLUNSTONE
Formato:
Álbum Vinyl LP
RCA Records
lançamento no
Reino Unido
1980
Gatefold  LP
Album com narração de
Robert Powell
participações de
Frances Rossi, Dan McCafferty
(Nazareth)
Colin Blunstone Svolta, Seiko  e outros
Vem com encarte
10 faixas
Mitchell/Coe Mysteries
Exiled (1980)
Dan McCafferty
Dreaming
LP
Exiled
1980
Dan McCafferty
EXILED
compacto
Dreaming
por
Dan McCafferty
(Nazareth)
é do  LP
EXILED
lançado pela RCA
LONDRES
1980
The Fool Circle
boton
Nazareth
K7
Malice In Wonderland
Arábia Saudita
747 ROCK
Nazareth
Malice In Wonderland
GMR-GMR 1670
Cassette
Singapura
Nazareth
LP 
"Love Hurts"
Fontana POP LIONS
Alemão
1980
Etiqueta/Matrix:GER 1976 Fontana 9198 437
A 1 This Flight Tonight
A 2 Freewheeler
A 3 Madelaine
A 4 Razamanaz
A 5 Shanghai'd In Shanghai
B 1 Love Hurts
B 2 Night Woman
B 3 Loved And Lost
B 4 Whisky Drinkin' Woman
B 5 Vancouver Shakedown
Rótulo
Fontana
9198 437
Série
Fontana Special
198 437, Pop Lions
Formato
Vinyl,LP, Album,Compilation
País
Alemanha
Lançado
1980
Gravadora
Phonogram
Direitos de autor Fonográfica:
Mountain Records
Publicado por
Warner Bros. Music
Publicado por
Mountain Music
Publicado por 
Carlin Music
Publicado por
Acuff-Rose
Publicado por
Naz Songs
Publicado por
Panache Music Ltd.
Laca Cut em
PRS Hannover
Pressionado por
PRS Hannover
Impresso por 
PRS Hannover
Notas
A1:
Warner Bros.Music
A2 to A5, B2 to B4 
Mountain Music/Carlin Music
B1
Acuff-Rose
B5
Canções Naz/Panache Music Ltd.
℗ 1972 Mountain Records
A3
℗ 1973 Mountain Records
A1, A2,A4, B2
℗ 1974 Mountain Records
A5,B1,B3
℗ 1975 Mountain Records
B4
℗ 1976 Mountain Records 
B5
A Produção A Mountain Records
Impresso na Alemanha Ocidental
aus dem Hause fonograma
Em relevo selo "PRS Hannover" na capa traseira
Código de barras e outros identificadores
Rights Society
GEMA
Código rótulo
LC 0211
Matrix/Runout 
(Lado da etiqueta A)
AA 9198 437.1Y
Matrix/Runout
(etiqueta Lado B)
AA 9198 437.2Y
Matrix/Runout
(lado A Runout)
10 AA 9.198.437 1 Y 320 1·3 A I
Matrix/Runout
( Runout lado B)
10 AA 9.198.437 2 Y 320 1D I
Nazareth
Love Hurts
Pop Lions
Fita Cassete
Nazareth
Greatest Hits
2x LP
12 polegadas
VERTIGO SUC2-511 1980
País/Região de Fabricação
África do Sul
A1 Nazareth Place In Your Heart M. Charlton
A2 Nazareth I Don't Want To Go On Without You Berns, Wexler
A3 Nazareth Expect No Mercy D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
A4 Nazareth This Flight Tonight Joni Mitchell
A5 Nazareth My White Bicycle West, Burgess
A6 Nazareth Fool About You D. McCafferty,M. Charlton,P. Agnew,D. Sweet
B1 Nazareth Razamanaz D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
B2 Nazareth Changing Times D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
B3 Nazareth Broken Down Angel D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
B4 Nazareth Called Her Name D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
B5 Nazareth Kentucky Fried Blues D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
C1 Nazareth Love Hurts B. Bryant
C2 Nazareth Born Under The Wrong Sign D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
C3 Nazareth Free Wheeler D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
C4 Nazareth Sunshine D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
C5 Nazareth Gone Dead Train J. Nitzche , R. Titelman
C6 Nazareth Holy Roller D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
D1 Nazareth Shanghai'd In Shanghai D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
D2 Nazareth Light My Way D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
D3 Nazareth Hair Of The Dog D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
D4 Nazareth Bad Bad Boy D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
D5 Nazareth All The Kings Horses D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
D6 Nazareth Turn On Your Receiver D. McCafferty, M. Charlton, P. Agnew, D. Sweet
Nazareth
Greatest Hits
2 x LP
12 polegadas
VERTIGO SUC2-511 1980
País/Região de Fabricação
África do Sul
Nazareth
Malicia En El Pais De Las Maravillas
Fita cassete
Argentino
The Jam/Nazareth
The Jam/Nazareth‎–Sound Effects/The Fool Circle
Selo:
AFRTS‎–RL 11-1, American Forces Radio And Television Service‎–RL 11-1, United States Department Of Defense‎–RL 11-1
Formato:
Vinil, LP, Transcrição
País:
EUA
Lançado:
1980
Efeitos sonoros
A1–The Jam Start! 2:28
A2–The Jam Pretty Green 2:34
A3–The Jam Monday 2:56
A4–The Jam Dream Time 3:46
A5–The Jam Boy About Town 1:57
The Fool Circle
B1–Nazareth Dressed To Kill 3:27
B2–Nazareth Another Year 3:23
B3–Nazareth Moonlight Eyes 3:30
B4–Nazareth We Are The People 3:30
B5–Nazareth Every Young Man's Dream 3:12
The Jam-Sound Affects
(aqui rotulado como Efeitos Sonoros)
Nazareth-The Fool Circle
MALICE
WONDERLAND
NAZARETH
Ah, a indústria fonográfica: uma zona nebulosa cheia até a borda com o talento de muitas pessoas inteligentes, trabalhadoras e também francamente insanas. Veja os camaradas encarregados do Nazareth em 1980, por exemplo. Os roqueiros escoceses vinham lançando álbum após álbum há mais de uma década e construindo uma base de fãs leal dedicada ao seu som de marca registrada, uma combinação de proto-heavy metal e hard rock. Então, o que a gravadora deles, A&M, fez? Sugira que a banda mude seu estilo para um som descontraído da Costa Oeste para seu próximo disco, Malice In Wonderland...
"Não era exatamente rock pesado!" ri Pete Agnew, baixista do Nazareth, 30 anos depois. "A A&M Records queria que tentássemos um produtor diferente: eles acharam que era hora de tentar alguém novo. Então usamos um cara que havia tocado com Steely Dan e os Doobie Brothers."
Essa pessoa era ninguém menos que Jeff Baxter, lendário guitarrista e produtor (e agora um consultor de defesa do governo dos EUA, bizarramente). O estilo de assinatura de Baxter estava muito longe do som bruto no qual o Nazareth construiu sua reputação e, de fato, da abordagem que fez de seu álbum anterior, No Mean City (SALVOCD041), um sucesso significativo. Quando os fãs souberam que Baxter havia sido selecionado para ajustar os faders no novo LP, eles trocaram
olhares preocupados. Eles não precisavam se preocupar, no entanto, porque o álbum que você está segurando acabou sendo um dos melhores LPs que Nazareth já encerou.
Questionado sobre como era trabalhar com Baxter, o cantor Dan McCafferty lembra: "Ah, foi bom. Nós obviamente conhecíamos Jeff por sua reputação, e foi bom para a banda porque ele era um rato de estúdio: ele colocou toneladas de Ele nos ensinou muitos truques no estúdio, como coisas de pré-produção, para que você não gaste horas e horas quando finalmente chega lá."
Agnew continua: "Jeff foi ótimo: nos demos muito bem com ele, e é por isso que ele acabou produzindo nosso próximo álbum, The Fool Circle (SALVOCD044), também. Foi ótimo porque Jeff passou 90% de sua vida em um Alguém tinha o Top 40 da Billboard no estúdio e Jeff estava tocando em 18 dos discos daquela lista de 40 naquela semana. O cara era inacreditável!"
As sessões de composição do álbum foram tranquilas - como era o jeito do Nazareth há anos, as músicas pareciam ser arrancadas do ar. Isso não quer dizer que a banda estava se tornando complacente, no entanto. Eles tinham um plano de jogo, como explica McCafferty. "Nós não queríamos ser tão completos quanto os álbuns anteriores: foi mais melódico desta vez. Nós escrevemos músicas como as que gostávamos na época, e sabíamos que não queríamos fazer Son Of. Razamanaz, sabe o que quero dizer? Nós nunca quisemos ser uma daquelas bandas cujo novo álbum soa como o último."
As carteiras das gravadoras eram mais gordas naquela época, o que significava que Nazareth foi levado para as Bahamas para gravar Malice In Wonderland com Baxter, que garantiu que as músicas fossem completamente arranjadas e ensaiadas antes de pressionar o botão Gravar. Essa abordagem serviu para a maioria da banda, lembra McCafferty, que gostou da busca de qualidade da Baxter. "Ele sempre foi direto conosco, dizendo que gostava ou não de certas coisas. Ou ele dizia: 'Sim, está tudo bem - mas é o seu disco, então você deve torná-lo melhor do que OK!'
Tudo isso foi muito bom para nós. Ele gostava que eu fizesse vários takes diferentes para os vocais, o que foi bom para mim, e nós pegamos o melhor. Ele também tinha conhecimento de engenharia, o que foi útil."
No entanto, nem todos os membros estavam confortáveis ​​com o modus operandi de Baxter, diz Agnew: "Jeff teve uma abordagem de músico para o disco. Foi uma grande mudança no som, que a maioria de nós gostou, embora eu não ache que Manny tenha gostado. Ele estava trabalhando com um dos melhores guitarristas do mundo, o que significa que não é muito fácil quando você está tocando guitarra na frente dele."
A mistura de Malice também foi tratada por Baxter, desta vez em Los Angeles - embora como o sempre popular guitarrista tenha feito o trabalho seja um mistério, dadas as múltiplas demandas de seu tempo. "Quando fomos mixar o álbum no Cherokee Studios", diz Agnew, "todas as outras bandas estavam dizendo: 'Jeff, você pode vir aqui para uma parte rápida de guitarra? Neil Diamond era um deles. Jeff ficaria tipo, eu 'vejo vocês em um minuto, rapazes' e volto 20 minutos depois com algo como quatro mil dólares..."
Os resultados falam por si, porém, com o som do álbum ainda uma maravilha de clareza e textura até hoje. McCafferty, em particular, gostou de Malice porque era um desvio da abordagem de marca registrada da banda - mesmo que um ou dois fãs tenham ficado um pouco surpresos quando ouviram pela primeira vez. "A questão é", ele oferece, "que No Mean City foi um dos LPs mais pesados ​​que já fizemos, e Malice In Wonderland foi um dos mais suaves que já fizemos. um pouco chocante para algumas pessoas quando compraram o disco, mas foi legal fazer algo diferente.
Quanto ao título do álbum, a confusão reinava há muito tempo sobre por que Nazareth escolheu chamar o LP de Malice In Wonderland - um jogo de palavras bem brega, deve ser dito - quando seu amigo, o tecladista do Deep Purple Jon Lord, lançou um disco de
o mesmo título com seu projeto paralelo Paice, Ashton, Lord apenas três anos antes. A resposta curta é que Nazareth simplesmente não sabia sobre o álbum PAL, que tinha permanecido relativamente um nicho desde seu lançamento. "Acho que foi Darrell [Sweet, bateria] que veio com o título", diz McCafferty. "Nós não sabíamos que havia outro álbum chamado Malice In Wonderland, e quando alguém nos disse que havia um, pensamos: 'Ah bem, então é isso'." o título do álbum, diz McCafferty." Lordy disse: "Chame do que quiser, eu não me importo!" Ha ha! Se ele tivesse dito não, teríamos chamado de outra coisa... talvez Jon Lord In Wonderland, não sei!"
Agnew confirma que o álbum PAL nunca cruzou o caminho do Nazareth: "Eu não tinha ideia de que havia outro álbum chamado Malice In Wonderland - e eu ainda nunca o vi até hoje. Nós conhecíamos Jon Lord e os outros membros do Deep Purple há anos, mas mesmo assim eu não tinha ouvido falar dele. Eu não estava lá
quando o título foi discutido, como acontece. Um deles me disse que estava conversando com Jon Lord porque ele tinha um álbum com o mesmo título que o nosso, e eu disse: 'O que é isso?' Eu não sabia que esse seria o título do álbum, ou não teria escolhido isso. Eu devo ter dormido naquela semana..."
A capa também foi uma partida para Nazareth, retratando uma festa do chá futurista do Chapeleiro Maluco com a presença de manequins infantis. "Queríamos algo diferente dos monstros que usamos nos álbuns anteriores", explica McCafferty. Quando destacamos que as figuras monstruosas que adornaram os dois últimos LPs do Nazareth se tornaram icônicas, ele acrescenta: "Sim, mas todas as bandas e suas mães estavam começando a colocar monstros nas capas de seus álbuns! Estava ficando um pouco previsível, e também estávamos um pouco tímidos de ficar presos em qualquer coisa." Ele tem um ponto.
Olhando para o álbum, como os membros da banda acham que ele se destaca? Muito bem, parece. "Muitos de nossos fãs gostam mais deste", diz McCafferty. "Acho que deve ser a qualidade do material. Nossa abordagem foi fazer o melhor álbum que pudéssemos na época." Agnew concorda, ressaltando que os fãs do Nazareth defendem o álbum até hoje. "Como eu disse, Malice... era um som diferente do que Nazareth estava acostumado. É engraçado. As pessoas dizem 'Oh, não soa como Nazareth', mas fizemos uma enquete em nosso site recentemente para descobrir qual dos nossos álbuns as pessoas mais gostam - e o álbum que recebeu mais votos foi Malice In Wonderland, ainda mais do que Razamanaz ou Hair Of The Dog. Nós assinamos muitas cópias desse álbum, e há números no LP que ainda Nós ainda tocamos Holiday' como a penúltima música do set e tocamos 'Big Boy' de vez em quando.
Falando de 'Holiday', uma das músicas mais imediatamente reconhecíveis do álbum, acontece que a sorte teria sorrido mais gentilmente para Nazareth se uma certa gravadora tivesse jogado suas cartas de forma diferente. Como Agnew diz: "Isso foi um grande sucesso de rádio nos Estados Unidos. A & M estragou tudo lá, porque todo mundo estava
cantando e deveria ter sido um grande sucesso nas paradas - mas não estava nas paradas! Foi estranho."
Estranho mesmo. 'Holiday' ainda soa como a versão do Nazareth para um hino de verão no estilo Eagles, todas as vibrações descontraídas e uma linha de refrão que é tão viciante quanto qualquer coisa que eles já fizeram. Não é de admirar que todos estivessem cantando: uma vez ouvido, aquele verso de 'Mama, mama, please' se recusa a ir embora. 'Big Boy' é outro destaque, demonstrando perfeitamente o modus operandi de Baxter: as guitarras estavam presentes, mas discretas, enquanto a linha de baixo de Agnew era proeminente na mixagem e os backing vocals estavam lindamente em camadas. 'Ship Of Dreams', composta exclusivamente por Charlton, é uma vitrine para sua interação de guitarra com Zal Cleminson, e uma das faixas mais animadas do álbum. Em outros lugares, os fãs podiam escolher entre a balada considerada e o rock FM, mas sempre com um toque melódico que garantia execuções repetidas. Nazareth sabia que seu sucesso se baseava na natureza cantável de suas músicas, e este álbum se apegou a esse princípio.
A banda ainda estava se acostumando com outra reformulação de sua abordagem de composição graças ao recrutamento do ex-guitarrista do sensacional Alex Harvey Band, Cleminson, que se juntou à banda a tempo de No Mean City e cujo trabalho plangente deu às novas músicas uma vantagem extra. . "Zal ainda era uma nova adição, o que era mais uma razão pela qual Malice se sentia diferente", diz McCafferty. "Ele fazia parte da banda, no entanto: nós realmente amamos as músicas que ele escreveu para nós."
Esta versão de Malice In Wonderland - a reedição definitiva, gostamos de pensar, vem com material bônus na forma de faixas excluídas do EP duplo ao vivo de 1980 que a banda gravou no Hammersmith Odeon de Londres. As quatro faixas que apareceram nesse EP (Razamanaz', 'Hearts Grown Cold', Talkin' To One Of The Boys' e 'Hair Of The Dog' - todas podem ser ouvidas em nossa reedição de The Fool Circle [SALVOCD044]) representam um lado do Nazareth, é claro, mas os fãs apreciarão a inclusão de outras músicas raramente ouvidas desse show distante.
Afinal, estamos falando de uma era muito diferente. McCafferty coloca Malice In Wonderland diretamente em um ponto da carreira da banda em que as coisas estavam começando a mudar. "As coisas da dança começaram a sair no início dos anos 80, e as pessoas estavam ouvindo Bee Gees e tudo mais", diz ele. "Nós apenas continuamos fazendo o que fazíamos de melhor, no entanto. Continue fazendo isso por tempo suficiente e as pessoas vão te chamar de um bando de dinossauros. Continue depois disso e mais cedo ou mais tarde eles vão começar a te chamar de banda clássica!"
O clássico Nazareth, sem dúvida, é, mas Malice In Wonderland e o álbum que o segue, The Fool Circle (também uma produção de Jeff Baxter, e disponível na Salvo ao lado deste) demonstram claramente que 'clássico' não precisa significar 'previsível'. Este álbum representou o início de uma nova era para o Nazareth: hoje em dia, é o testemunho perfeito do seu renascimento. Joel Melver
www.joelmciver.co.uk
Nazareth
Malice In Wonderland
Salvo–SALVOCD043
Loud, Proud & Remastered (Nazareth)
Lançamento não oficial
Russia
2010
The Decade That Rocked: The Photography
Data da primeira publicação: 02/Junho/2020
Autores: Mark Weiss, Richard Bienstock
Gêneros: Narrativa pessoal, Crítica musical

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